Reunião Consultiva - 13 de março de 2019
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Clayton Batista
Convidado

NÃO AO SIMULADOR DE DIREÇÃO NOS CFCS Empty NÃO AO SIMULADOR DE DIREÇÃO NOS CFCS

Qua Mar 13, 2019 6:51 pm
Sou do estado do Ceará, fui um dos fundadores do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do estado - SINDCFCS e seu Presidente de 2001 à 2013. Faço essa apresentação porque nos idos de 2012 fui participante ativo na campanha CONTRA A IMPLANTAÇÃO DO SIMULADOR DE DIREÇÃO nos CFC´S ao lado do nobre Dep. Marcelo Almeida MDB/PR que, por sinal fui um dos colaboradores na construção do PDC 1263/2013 juntamente com alguns Presidentes de Sindicatos Patronais de outros estados que empunharam a bandeira do NAO AO SIMULADOR DE DIREÇÃO por não se tratar de um equipamento que não agregue valor na formação do condutor, mas tão somente, tem a mera função de caráter economico, enriquecer grupos que viram no nosso setor como um grande potencial pra se ganhar dinheiro fácil como essa balela de ajudar no processo de formação do condutor.

E, se passados quase 07 anos, o SIMULADOR DE DIREÇÃO continua sendo um ELEFANTE BRANCO que até agora não mostrou a que veio. Hoje, lamentavelmente e para a nossa decepção, o maior lobby para a entrada desse equipamento caro e improdutivo, parte da FENEAUTO, uma PSEDO FEDERAÇÃO que posa de representante dos Sindicatos/CFC´S do país, quando na verdade SEQUER tem personalidade jurídica de fato e de direito para atuar como FEDERAÇÃO REPRESENTATIVA DE UMA CATEGORIA ECONOMICA, ou seja, não é filiada a nenhuma CONFEDERAÇÃO representativa de classe e, por conseguinte, não dispõe da regulamentação, AUTORIZAÇÃO, do MINISTÉRIO DO TRABALHO para atuar como ente representativo de segundo grau. Se não dispõe desses requisitos obrigatórios para exercer a função, não tem legitimidade para nos representar, muito menos emitir pareceres numa discussão tão importante para os rumos dos CFC´S do país.

A luta contra o SIMULADOR DE DIREÇÃO deve continuar, porque trata-se de um equipamento caríssimo e com tão baixa produtividade,, Não colabora em nada na melhoria da qualidade do ensino. Para se ter uma ideia, aqui no Ceará, com mais de 180 Municípios, nem todos tem serviço de internet apropriado. A expressiva maioria dos Municípios onde tem CFCS localizados a internet funciona a RÁDIO, o que torna a transmissão dos dados de baixíssima qualidade. Soma-se a tudo isso, o valor das aulas altíssimo, o valor do seguro mensal, o suporte que deixa a desejar e, o mais grave, obrigam ao CFC assinar um contrato de uso por 05 anos, enquanto que para o DETRAN-CE o CFC tem o seu credenciamento renovado a cada 12 meses. Uma verdadeira inconveniência. E, se por um acaso o DETRAN por um motivo ou outro nao mais interessar em renovar o credenciamento desse CFC? Como fica? Quem paga a conta? Dai, se vê que o interesse dessas empresas de simuladores é meramente economico. Estão se lixando para a nossa situação financeira.

Chega de oportunistas batendo a nossa porta atras de tirar vantagem as custas do nosso suor. A FENEAUTO, A PSEUDO-FEDERAÇÃO, deve tomar um chá de simancol e parar de andar com os números fictícios debaixo do braço de que representa mais de 12 mil CFCS, que juntos geram milhares de empregos, porque essa conta não bate e estamos sendo usados como massa de manobra para defesa de interesses de grandes economicos e não dos interesses coletivos da categoria. Parem de fazer lobby e de nos usar como CARTÃO DE APRESENTAÇÃO, como uma carteira de clientes para abrir portas em favor dos interesses de poucos. Chega!!!! E, pra finalizar o assunto de SIMULADOR DE DIREÇÃO, quero deixar registrado que o nosso estado, o CEARÁ, tem duas LIMINARES dando-nos o direito de não utilizar o SIMULADOR nos CFC´S.

Quanto as AULAS NOTURNAS, sou favorável a sua EXTINÇÃO por inteiro. Na conjuntura atual do nosso estado, é notório o trabalho do governo do estado no combate a INSEGURANÇA que impera em todos os Municípios. Mesmo assim, continuamos muito vulneráveis no exercício da função no período noturno, principalmente os instrutores práticos, que com essa parafernália de equipamentos para uso da telemetria (celular, tablet), aumentou substancialmente o número de assaltos aos veículos e aos estabelecimentos onde já tivemos casos seríssimos que por pouco não chegou ao óbito do aluno ou do instrutor.

Como todos tiveram conhecimento atraves dos meios de comunicação, o nosso estado passou por uma seria crise de SEGURANÇA PUBLICA GENERALIZADA. Nesse período, muitos tiveram que fechar seus estabelecimentos comerciais ou parar de ministrar aulas noturnas a mando do CRIME ORGANIOZADO. Existem bairros que não se pode rodar à noite tamanha é a insegurança. E isso acontece em várias regiões do país, a violência é generalizada, e por isso se pudermos evitar colocar vidas em risco em um veículo circulando em áreas de risco sem a devida necessidade de se fazer porque se tem o dia inteiro para ministrar aulas, a vida agradece.

No meu humilde entendimento, a insistencia na permanencia da obrigatoriedade das AULAS NOTURNAS, nem que seja somente uma, não tem nenhum caráter educacional, e sim, atender aos interesses economicos dos que querem por fina força empurrar o SIMULADOR DE DIREÇÃO dentro dos nossos estabelecimentos para que nós continuemos coimo escravos para trabalhar somente para eles.

No que tange ao EXAME TOXICOLOGICO, acho razoável que o Ministério da Saúde estenda o atendimento à rede pública para acabar com essa industria que se formou para retirar mais dinheiro dos motoristas. A prova é quer quando se inciou a cobrança, em nosso estado, o CEARÁ, pagava-se até R$ 450,00 pelo exame. Hoje, se encontra até por R$ 176,00 parcelado no cartão. Uma vergonha. Essas práticas não se identificam mais com o novo governo.

Essa é a minha opinião e espero estar contribuindo para a melhoria da qualidade do serviço prestado pelos CFC´s.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos