Reunião Consultiva - 13 de março de 2019
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Reunião Consultiva - 13 de março de 2019

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ALEXANDRE PINTO
RADFILHO1962
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Anselmo Botelho
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Reunião Consultiva - 13 de março de 2019 Empty Reunião Consultiva - 13 de março de 2019

Ter Mar 12, 2019 9:35 am
O objetivo da reunião é conduzir discussões inerentes à Formação de Condutores, sob coordenação deste Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN.

Em caso de anexação de arquivo que o mesmo exceda 20mb, encaminhar para o e-mail institucional: cget@infraestrutura.gov.br
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Anselmo Botelho
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Reunião Consultiva - 13 de março de 2019 Empty Alguém em Brasília?

Qua Mar 13, 2019 9:54 am
Pode passar informações?

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Camilla Honório
Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/03/2019

Reunião Consultiva - 13 de março de 2019 Empty Re: Reunião Consultiva - 13 de março de 2019

Qua Mar 13, 2019 9:57 am
Estão discutidos os seguintes tópicos:

Formação do Condutor - Uso do simulador, aulas noturnas, aulas teóricas, avaliação teórica, exigências para CFCs (Diretor-Geral, Diretor de Ensino, instrutores, possibilidade de contratação via MEI), oferta de cursos especializados por CFC,

Formação do Condutor de Ciclomotor - ACC;

Periodicidade dos exames de aptidão física e mental (Validade da CNH); e

Exame Toxicológico - Categorias C, D e E, quando no EAR - Exercício de Atividade Remunerada.
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LUIS FERNANDO PONTAL
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Reunião Consultiva - 13 de março de 2019 Empty alguém tem link para assitir reunião

Qua Mar 13, 2019 9:57 am
alguem tem link para assitir reunião consultiva
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Alessandro da silva Olive
Convidado

Reunião Consultiva - 13 de março de 2019 Empty debate ao forum

Qua Mar 13, 2019 9:59 am
Bom dia
               Segue alguma sugestões
             
               Deixar o simulador de ser obrigatório e passar a ser facultativo sem diminuir caraga horaria pois 25 aulas já são muito pouco para aprendizado do candidato.P

               Extinguir obrigatoriedade de categoria D para instrutor de autoescola para dar mais oportunidade de emprego.
 
               Disponibilizar que os CFCs possam contratar empresas como MEI para terceirizar o serviço a fim de dar mais serviço a população, porem nao credenciar MEI direto pois se não vai virar um ponto de Taxi de carros de autoescola para ver quem faz mais errado para agilizar e virar uma bagunça o aprendizagem dos candidatos.
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Alessandro da silva Olive
Convidado

Reunião Consultiva - 13 de março de 2019 Empty debate ao forum

Qua Mar 13, 2019 10:00 am
Bom dia
               Segue alguma sugestões
             
               Deixar o simulador de ser obrigatório e passar a ser facultativo sem diminuir caraga horaria pois 25 aulas já são muito pouco para aprendizado do candidato.P

               Extinguir obrigatoriedade de categoria D para instrutor de autoescola para dar mais oportunidade de emprego.
 
               Disponibilizar que os CFCs possam contratar empresas como MEI para terceirizar o serviço a fim de dar mais serviço a população, porem nao credenciar MEI direto pois se não vai virar um ponto de Taxi de carros de autoescola para ver quem faz mais errado para agilizar e virar uma bagunça o aprendizagem dos candidatos.
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Felipe Melo
Convidado

Reunião Consultiva - 13 de março de 2019 Empty Simulador no CFC

Qua Mar 13, 2019 10:04 am
O que ja foi falado sobre o simulador?
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Giseli
Convidado

Reunião Consultiva - 13 de março de 2019 Empty Necessidades

Qua Mar 13, 2019 10:10 am
Tirar a obrigatoriedade do simulador de direção, pois não colabora em nada no ensino, e inútil
Tirar aulas noturnas, pois tanto aluno quanto instrutor estão em risco de sofrer assaltos, e tbm não benificia o aluno
Não obrigatoriedade de diretor Geral e ensino cfcellen são pequenas empresas e muito difícil arcar com esses custos
Isentar impostos sobre os veículos da autoescola usamos para trabalhar e os impostos são altos demais

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Edna Rezende
Convidado

Reunião Consultiva - 13 de março de 2019 Empty Bom dia

Qua Mar 13, 2019 10:24 am
Tirar a obrigatoriedade do simulador de direção. Tirar a obrigatoriedade das aulas noturnas.
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Hamilton
Convidado

Reunião Consultiva - 13 de março de 2019 Empty Formação de um condutor

Qua Mar 13, 2019 10:46 am
Bom dia, sou Pedagogo, Instrutor e Agente Fiscalizador de Trânsito.
Há muito tempo se pensa os CFC's como instituição de Ensino de Trânsito, mas o que vemos na realidade são pequenas empresas disprovidas de recursos e orientações didáticas.
Dado a importância da formação e instrução de alguém que conduzirá um veículo e ainda mais sério do que isso, conduzirá vidas e sabendo-se que faz-se necessário conhecer um código de leis, além de técnicas de dirigibilidade, sugiro como solução a criação de uma política nacional com diretrizes básicas relacionadas a como formar um condutor.

Leandro Hamilton dos Santos
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Alessandro Navarrete
Convidado

Reunião Consultiva - 13 de março de 2019 Empty Aulas noturnas

Qua Mar 13, 2019 10:52 am
Aulas noturnas não agrega em.nada o aprendizado do aluno.... Na verdade só atrapalha porque não podemos ficar paradod em vias com menos movimento pars treinar balizas e acaba indo local de treinamento e tendo que esperar quase 30 minutos o amigo terminar de treinar...... O simulador menos ainda.... Não vi nenhum aluno chegar preparado por causa do simulador na verdade o software deles é ultrapassado
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nelsondecastromuraqui
Convidado

Reunião Consultiva - 13 de março de 2019 Empty fim do simulador "obrigatoriedade"

Qua Mar 13, 2019 11:03 am
fim da obrigatoriedade do simulador de direção já
ja esta comprovado sua ineficácia no aprendizado
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Clayton Mello Campos
Convidado

Reunião Consultiva - 13 de março de 2019 Empty Reunião

Qua Mar 13, 2019 11:30 am
Bom dia
Segue alguma sugestões

Deixar o simulador de ser obrigatório e passar a ser facultativo sem diminuir caraga horaria pois 25 aulas já são muito pouco para aprendizado do candidato.P

Extinguir obrigatoriedade de categoria D para instrutor de autoescola para dar mais oportunidade de emprego.

Disponibilizar que os CFCs possam contratar empresas como MEI para terceirizar o serviço a fim de dar mais serviço a população, porem nao credenciar MEI direto pois se não vai virar um ponto de Taxi de carros de autoescola para ver quem faz mais errado para agilizar e virar uma bagunça o aprendizagem dos candidatos.
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nelsondecastromuraqui
Convidado

Reunião Consultiva - 13 de março de 2019 Empty aulas noturnas

Qua Mar 13, 2019 11:31 am
ulas noturnas não agrega em.nada o aprendizado do aluno.... Na verdade só atrapalha porque não podemos ficar paradod em vias com menos movimento pars treinar balizas e acaba indo local de treinamento e tendo que esperar quase 30 minutos o amigo terminar de treinar...... O simulador menos ainda....
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RADFILHO1962
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Reunião Consultiva - 13 de março de 2019 Empty Re: Reunião Consultiva - 13 de março de 2019

Qua Mar 13, 2019 11:32 am
Bom dia!
- Tornar não obrigatória as aulas noturnas, pois tanto o aluno quanto o instrutor estão em risco de sofrer assaltos, e pela quantidade de aulas prática não acrescenta  benefício ao aluno.
- A possibilidade de contratar funcionários fora da CLT como o MEI, possibilitando assim uma melhor prestação do serviço, tornando-o mais eficaz e eficiente, pois não haverá  a comodidade da CLT que facilita o descaso e ainda recompensa a ineficácia laboral como o seguro de demissão.
-  Não vetar ao Diretor Geral/ Ensino a possibilidade de  dar aulas prática ou teórica em função de uma permissão anual de 60 dias, impossibilitando-o na falta de algum instrutor não exercer a atividade.
- Isenção  de alguns impostos  como os taxistas, para a compra veículos da autoescola, possibilitando a troca por um novo em um tempo menor de uso e com ar condicionado. Pois  temos custos altos de manutenção preventiva, desgaste mais frequente de peças, alterações de características (pagamos pra tudo isso e também depois na hora da venda do veículo).
- Diminuição das taxa que pagamos para alteração de características, duplo comando, troca de categoria, troca de placas(na compra de um seminovo).
- Materiais de apoio e atualizações de técnicas educacionais (online) ,como uma biblioteca virtual para aprimoramento do serviço de ensino.
- Possibilidade de ensino teórico online, em função do tempo escasso do futuro condutor. (Pois existe uma avaliação do conhecimento teórico antes de exercer o ensino prático veícular).
- Apoio dos orgãos de trânsito em campanhas educativas nas escolas da circunvizinhança.
- Tornar facultativo o uso do Simulador.
- Eliminar as cotas da autoescola para a realização da prova prática ou estabelecer um critério por veículos em uso.
- Revisão das questãos para avaliação de conhecimento teórico, aonde tenho visto questãos mal formuladas e que em nada ajudam a detectar  o conhecimento adquirido que o futuro condutor precisa.
- Acho a avaliação de prática veícular extremamente ineficiente. Prova e trajetos decorados ,algumas penalidades rigorosas e injustas e avaliação sem um padrão definido e critérios as vezes injustos.

Ramon Alonso


Última edição por RADFILHO1962 em Qua Mar 13, 2019 12:15 pm, editado 1 vez(es)
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ALEXANDRE PINTO
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Reunião Consultiva - 13 de março de 2019 Empty Re: Reunião Consultiva - 13 de março de 2019

Qua Mar 13, 2019 11:44 am
- O uso do simulador de direção deve ser facultativo e não obrigatório.
- Redução do valor da taxa para renovação do alvará anual.
- Extinção da função do Diretor Geral e possibilitar que um único Diretor de Ensino possa ser credenciado na matriz e em todas as filiais.
- No casos dos CFC´s do interior, em cidades com menos de 25.000 habitantes, permitir que os veículos sejam compartilhados entre a matriz e suas filiais. Motos, carros ...., acabando com a obrigatoriedade de 2 carros e 2 motos por CFC, pois a demanda no interior é muito menor do que nos grandes centros. Acredito que todos queremos aumentar a frota, desde que a demanda aumente.
-  Monitoramento somente se não tiver ônus algum pro CFC, todas as despesas por conta do órgão fiscalizador.
- Prolongar o tempo útil dos veículos. No interior temos que trocar motos que rodaram apenas 4.000 km!
- Fim da vistoria anual pra renovação do alvará. No interior o Estado não dispõe de viaturas suficientes e todo ano temos que viajar aproximadamente 600 km em um dia, pra pegar os fiscais em São João Del Rei e depois levá-los de volta. Faço isso duas vezes no ano, matriz e filial na cidade vizinha!
- Redução das taxas, IPVA, licenciamento ........ para os veículos de aprendizagem.
- Fim da obrigatoriedade das aulas noturnas.
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Fabrício Medeiros
Convidado

Reunião Consultiva - 13 de março de 2019 Empty Carga horária teórica

Qua Mar 13, 2019 12:06 pm
>>> Sou Instrutor Teórico e, após testar conteúdos em mais de 40 turmas, cheguei à conclusão de que a carga horária IDEAL seria:

28 h/a - Legislação
12 h/a - Direção Defensiva
4 h/a - Primeiros Socorros
4 h/a - Meio Ambiente e Cidadania
6 h/a - Mecânica Básica.
1 h/a - aula para avaliação final dos conhecimentos.

Total: 55 aulas.

Principalmente a parte de Legislação, que é tão extensa, não há como passar todo o mínimo necessário aos futuros condutores de forma clara e elucidativa em apenas 18h/a. Sou especialista em Sinalização de Trânsito e, só nessa parte, gasto 6 h/a. Vejo que outros instrutores não conhecem o MBFT e não leem as infrações da apostila, explicando uma por uma, como faço. Creio que até por falta de tempo.

>>> Sobre aulas práticas, muitos alunos já chegam ao CFC sabendo dirigir. Creio que poderia haver uma possibilidade de enviar esses candidatos mais cedo para o exame e, em caso de reprovação, serem obrigados a realizar as aulas "faltantes".
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Fabio
Convidado

Reunião Consultiva - 13 de março de 2019 Empty Pauta

Qua Mar 13, 2019 12:08 pm
Tornar o simulador facultativo seria o mesmo que extigui-lo. Nesse caso quem assume os prejuízos?
Fim das aulas noturnas já!
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JORGE LUIS LUCAS
Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/03/2019

Reunião Consultiva - 13 de março de 2019 Empty Re: Reunião Consultiva - 13 de março de 2019

Qua Mar 13, 2019 12:13 pm


Obviamente que o processo de formação precisa ser revisado, mas o que não podemos cogitar é reduzir a qualidade técnica dessa formação. E sem dúvida o caminho para que isso ocorra é a criação de subsídios que possam reduzir os custos desse processo, tanto para os usuários como também para os CFCs. Estranhamente quando se fala no alto custo da habilitação, não se leva em consideração o elevado gasto que é imposto aos CFCs para garantir a execução e qualidade do processo de habilitação e capacitação de condutores.

Com relação aos temas propostos, temos as seguintes sugestões:

1.Formação do Condutor:

a. Uso do Simulador: deve ser oferecido como Ferramenta Opcional para a formação de condutores, com melhorias na qualidade técnica dos simuladores;

b. Aulas Noturnas: podem ser supridas através do uso do simulador;

c. Aulas Teóricas: tanto o conteúdo como a carga horária são compatíveis com o curso de formação sem necessidade de alterações;

d. Avaliação Teórica: a aprovação deve estar atrelada a um nº mínimo de questões sobre cada tema com ampliação do nº de questões na avaliação que possibilitem ao candidato ter seus conhecimentos testados de forma mais ampla;

e. Exigências para CFCs (Diretor-Geral, Diretor de Ensino, instrutores, possibilidade de contratação via MEI): se a nova legislação trabalhista permite a contratação nesse formato, não existe impedimento para que esse modelo seja implementado nos CFCs;

d. Oferta de Cursos Especializados por CFC: hoje as entidades mais preparadas para ministração desses cursos certamente são os CFCs, além de possuir a estrutura física, ainda contam com os profissionais capacitados para tal. Caso os cursos mantenham a possibilidade de serem realizados no formato EAD, que se analise a possibilidade de uma avaliação teórica mais rígida.

e. Formação do Condutor de Ciclomotor - ACC: desnecessária no modelo atual.

f. Periodicidade dos exames de aptidão física e mental (Validade da CNH): entendemos que elevar para 10 anos o prazo de renovação da CNH pode comprometer a segurança do trânsito, pois não se pode generalizar o estado físico de condutores com um quadro de diversidade tão elevado. Considerar que todos os condutores estarão num período tão longo de tempo apresentando condições físicas e mentais para conduzir um veículo é no mínimo um equívoco. Talvez uma alternativa seria escalonar o prazo de renovação de acordo com a faixa etária do condutor.

g. Exame Toxicológico - Categorias C, D e E, quando no EAR - Exercício de Atividade Remunerada: se levarmos em consideração o alto índice de acidentes que envolvem esse tipo de condutor, deve ser mantida essa exigência.
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Rosangela Maria
Convidado

Reunião Consultiva - 13 de março de 2019 Empty Re: Reunião Consultiva - 13 de março de 2019

Qua Mar 13, 2019 12:16 pm
Não sei se já foi falado, mas acredito que retirar as obrigatoriedades das aulas do simulador é incentivar o aluno a buscar aprender a dirigir por conta própria! É beneficiar o cidadão que de forma irresponsável conduz o veículo antes do processo de habilitação sem acompanhamento dos profissionais capacitados pra evitar acidentes. Colocando em risco tanto a sua própria vida quanto a dos outros cidadãos!! Todos deveriam chegar nas autoescolas sem nenhuma experiência de direção, afinal se você tem experiência é porque conduziu um carro sem nenhum preparo e acompanhamento adequado!! Considerando que além dos professores os carros de autoescola tem pedais para controle do carro!!
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Fabio
Convidado

Reunião Consultiva - 13 de março de 2019 Empty Pauta

Qua Mar 13, 2019 12:34 pm
Pessoal, primeiramente parabéns aos irmãos queridos que deixaram suas casas para estarem presentes nessa reunião. Estão sendo combatentes para com a nossa causa.
Por que não se sugere acabar com todas as obrigações e exigências para o processo de habilitação e tornem os exames e avaliações mais criteriosos. Um grande exemplo é para o bacharel em direito que precisa se preparar muito bem para ser aprovado no exame da ordem. Outro exemplo é do concurseiro que faz prova com a banca Cesp, só são aprovados verdadeiramente aqueles que se prepararam.
Assim os CFC's comprometidos com o ensino nunca passarão por dificuldades e os tais picaretas seriam extintos pela própria seleção do mercado.
Obrigado
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Rita Mezzalira Teixeira
Convidado

Reunião Consultiva - 13 de março de 2019 Empty Há sim necessidade de mudanca.

Qua Mar 13, 2019 1:34 pm
Sou da cidade de São Paulo. Trabalho com auto escola a 20 anos.
Eu concordo que a obrigatoriedade do simulador seja retirada. O simulador não ajuda grande coisa não. Apenas quem nunca conduziu um veículo antes, tira algum proveito, mas creio que se o aluno fizer mais aulas praticas isso será muito mais proveitoso. É um tempo e gasto inútil. Cobram de nós um aluguel sufocante por mês para utilizá-lo oi se você comprar, custa mais que um carro zero
O custo benefício é zero. Não vale a pena, principalmente para os alunos. Aumentar a quantidade de aulas praticas e fiscalizar para ver se estes estão realmente fazendo suas aulas. Quanto aos diretores, também acho um absurdo dois diretores... somos empresas pequenas e os gastos são imensos. Um apenas já seria o bastante. Instrutores com exigência de categoria D? Pra que? Cada instrutor deveria ter a categoria que irá ministrar suas aulas. Aulas noturnas, já deveriam ter sido extintas. Estamos abandonados a própria sorte, correndo riscos ... e por que? Nao ha sentido. Rodizo, quando as auto escolas serao liberadas disso? Isso deveria ser abordado tambem. Quando poderemos ministrar nossas aulas sem cometer infração? Pagamos muito e recebemos pouco. Muitas exigências e pouca seriedade.
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Micheli
Convidado

Reunião Consultiva - 13 de março de 2019 Empty Re: Reunião Consultiva - 13 de março de 2019

Qua Mar 13, 2019 2:17 pm
Tirar a obrigatoriedade do simulador de direção, pois não colabora em nada no ensino, e inútil
Tirar aulas noturnas, pois tanto aluno quanto instrutor estão em risco de sofrer assaltos, e tbm não benificia o aluno
Não obrigatoriedade de diretor Geral e ensino cfcellen são pequenas empresas e muito difícil arcar com esses custos
Isentar impostos sobre os veículos da autoescola usamos para trabalhar e os impostos são altos demais
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Caio Trainini
Convidado

Reunião Consultiva - 13 de março de 2019 Empty Convívio social

Qua Mar 13, 2019 2:25 pm
Sou formado em Gestão Em Segurança do Trânsito, trabalho há 19 anos c9no Diretor de Ensino num Centro de Formação de Condutores no Rio Grande do Sul, é vejo com perplexidade a possibilidade de aulas teóricas na modalidade por EAD, explico porquê.
Nos dias de hoje, a tecnologia está afastando cada vez mais as pessoas de conviver em coletivo. A tecnologia aproxima quem está do outro lado do mundo,mas afasta quem está dentro da nossa casa. É este afastamento causa a indiferença pela vida alheia,nos torna menos humanos, menos sociais e isto acaba refletindo no trânsito. Hoje, vemos algumas pessoas que ao se deslocar na via pública, seja de modal use, nao se importam como irão fazer, apenas se preocupam em chegar ao destino, ignorando os demais que estão dividindo a via com ele.
E isto, você não consegue ensinar, debater mudar o comportamento através de uma tela de computador, isto se faz cara a cara. Somente cara a cara é que conseguimos fazer os novos condutores entender que aquele outro que está dividindo a via com ele, também tem desejos,sonhos, família ...
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Vinicius Costa
Convidado

Reunião Consultiva - 13 de março de 2019 Empty Mudanças para Desbucrocratização e Melhores Resultados

Qua Mar 13, 2019 2:30 pm
- Diminuição da carga horária obrigatória, porém aumentar a dificuldade nos exames teóricos e práticos de direção. Inclusive a possibilidade de dois exames práticos para cada categoria;
- Possibilidade de ensino teórico EAD, mas com o aumento da dificuldade dos exames;
- Fim da obrigatoriedade do simulador;
- Fim da exigência de categoria D para instrutores;
- Validade da CNH: 10 anos ou até completar 40 anos. Daí em diante o exame ser feito de 8 em 8 anos até 64 anos. A partir dessa idade, 3 em 3 anos;
- Fim da exigência do exame toxicológico. Maior fiscalização nas vias para saber se o condutor utilizada as substâncias enquanto dirige.
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Reunião Consultiva - 13 de março de 2019 Empty Re: Reunião Consultiva - 13 de março de 2019

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